Seja bem vindo ao nosso pequeno espaço. Aqui você vai encontrar mensagens, histórias, textos, orações, videos, psicografias e psicofonias colhidas ao longo dos anos. Fique a vontade para comentar e colocar a nossa Casa de Amor e Luz entre os seus favoritos. Não deixe de visitar todas as páginas.

A limpeza do lar

Palestra do dia 04/07/2011

     Boa noite meus irmãos!
     Que Jesus abençoe nossa reunião hoje e sempre.
    Escutando as palavras, as reflexões, estávamos caminhando por entre os participantes e vemos que alguns vieram de um lar abençoado, iluminado, pacífico, equilibrado, mas outros não, outros desde pequena idade já encontraram o desequilíbrio, a convivência turbulenta, a dificuldade, o preconceito, os conflitos em seu próprio lar. E muitos, mesmo na idade adulta, infelizmente justificam todas as suas atitudes, o seu comportamento por terem nascido em um lar tumultuado. Não percebem que o nosso grande Arquiteto, Deus nosso pai, deu a cada um a sabedoria, a compreensão, a inteligência para reformularmos os nossos pensamentos, nossas palavras e não para repetirmos, como os outros, erros que por ventura cometeram conosco.
     Vocês, nesta casa que estuda a reencarnação, o entendimento de vidas pretéritas, de atitudes e consequências de ações e reações, mais do que ninguém, devem compreender que colhemos aquilo que plantamos, mas não é por causa disso que não podemos começar, hoje, um novo plantio, uma transformação em nossa vida, por que muitos querem mudar o mundo, muitos querem transformar tudo e a todos, e não percebem que a primeira mudança e que diga-se por sinal a mais difícil de todas, é mudar a nós próprios, mudar o jeito de enfrentarmos a vida.
     Vocês escutam nessa casa:
- Não façam aos outros aquilo que não gostariam de receber.
     Mas hoje, muitos fizeram. No olhar, numa palavra, num comentário impróprio, numa atitude inadvertida, num gesto, não importa, fizeram e não gostariam de receber.
     Então este é o verdadeiro homem a ser transformado, que é você mesmo. Está é a verdadeira mudança. Jesus que veio a terra nos dar o caminho, morreu por nós, mas eu prefiro dizer, que viveu por nós, para nos dar a trajetória, para nos dizer o que é certo e o que é errado, para asfaltar o caminho que nos leva ao nosso Arquiteto maior, a Deus, mas não adianta Jesus asfaltar o caminho, se ainda insistimos em pisar no caminho errado, se ainda relutamos em subir pelo caminho asfaltado pelo mestre, por que o caminho é estreito, sim, o caminho é árduo, sim, o caminho muitas vezes é penoso, mas é o caminho onde passo a passo, a paz vai fazendo morada em nossa alma. O amor vai petrificando em nosso coração, o saber o que fazer em todos os momentos, em todas as situações da vida vai ficando mais claro, as nuvens de dúvidas, a neblina e o tormento que passam por nossas mentes vão desaparecendo. Quantos daqui não carregam dúvidas, dúvidas presentes de seu cotidiano, de sua vida, não sabe o caminho a tomar, as decisões a escolher, carregam conflitos íntimos, culpas.
     E qual é o caminho para podermos limpar tudo isso?
     Qual é o caminho que vai desembaçar definitivamente?
     É o caminho da paz, do perdão, da caridade e principalmente de compreender que o outro é igual a você. Que o outro também tem o seu caminho árduo, as suas dúvidas, as suas falhas, as suas necessidades e principalmente os seus complexos. Muitos encontram na vida de solteiro a desculpa para infelicidade, não tenho uma companheira, não tenho um companheiro. Outros encontram na vida de casado a desculpa para infelicidade, há, mas meu companheiro!! Mas minha companheira!! E não percebem que passam à vida tecendo reclamações, e não percebem que o verdadeiro problema está dentro de vocês, por que você ainda não entrou em harmonia com a vida, não é de fora para dentro, não é dividindo o lar, o leito, a casa ou apartando-a que você vai ser feliz. Procurem dentro de vocês as respostas para suas dúvidas e as soluções para os seus complexos, por que muitos encontram nas dificuldades do passado, no lar desequilibrado, a verdadeira desculpa, a verdadeira justificativa para seus atos errôneos do presente, eu sou assim porque no passado fizeram comigo. Deveria muito mais não repetir os erros, por que sentiu na própria pele o que julga injustiça, o que julga algo em desarmonia. 
     Jesus veio a terra com a lição da humildade, mas muitos preferem os verdadeiros palácios, ampliam, amplificam as suas casas, mas deixam o seu lar em frangalhos, não reparam e não percebem que os sentimentos são muito mais importantes do que os puxadinhos que vão fazendo, construindo metros e metros a mais e deixando o sentimento metros e metros a menos, aonde os filhos são educados para serem herdeiros e não afetos, e não irmãos, e não descendentes. Não honram pai, não honram mãe, por que muitas vezes foi no pai e na mãe que encontraram a justificativa de suas faltas, em uma criação, em uma educação falha, aonde se valoriza o meu e se desvaloriza o teu, e jamais se agradece pelo nosso. Quebremos estas barreiras, queridos irmãos, queridas irmãs, o amor é feito para ser distribuído.
     Quantos lares não são abençoados quando abrem as portas para um filho ou para uma filha adotiva?
     Quando permitem que o verdadeiro amor de Deus, nasça, brote e desabroche na figura de uma criança que não tem o mesmo sangue?
     O amor é maior, por que não foi o resultado do amor carnal daquele pai, daquela mãe, mas sim, do amor sublime, do amor verdadeiro, do amor íntimo de duas pessoas que decidem e que espalham um amor a um terceiro, um amor verdadeiro. O pai todo poderoso providencia para todos, na medida perfeita e exata aquilo que nós necessitamos. Se você acha que tem muitos problemas, agradeça, por que Deus acha que seus ombros são fortes o bastante para suportar, por que não há grandes problemas em ombros fracos, sensíveis. Então compreenda que cada um tem sua missão na terra. Se no seu lar tem um filho, trate-o para ser um homem completo, uma mulher completa, integrado na sociedade que vive. Se no seu lar há dez filhos, faça da mesma maneira. Se no seu lar não tem filhos, não importa, façam de vocês, de seu companheiro, de sua companheira, de todos que o habitem, de todos que o visitam um grande ponto de luz, de paz, de harmonia, de tolerância e de compreensão. Façam com que as pessoas que visitem o seu lar não queiram ir embora, sintam-se bem.
     E o mais importante, não descuidem de sua casa íntima, do seu lar próprio que é o templo sagrado, do seu próprio corpo em harmonia com a sua alma, da sua casa mental, do mesmo jeito que você limpa o seu lar, aprenda também, a limpar o seu íntimo, expulsando definitivamente os pensamentos onde o mal, o ódio, o desejo de vingança, a revanche e todo e qualquer conflito façam morada. Purifiquem, transpareçam a sua casa mental, florifiquem os seus pensamentos, tragam a paz, tragam a paciência, tragam a resignação para o seu íntimo. 
     Não permita que qualquer situação externa, qualquer pequeno aborrecimento, qualquer discussão, qualquer desequilíbrio invada o seu intimo, invada a sua paz.
     Você pode estar em um momento difícil, você pode estar em uma situação grave, gravíssima, você pode estar passando por uma fase de desequilíbrio, sim. Mas deixem que seja a fase de desequilíbrio, não você o desequilibrado,  não você a vítima de si próprio, armazenando, alojando em seu corpo tudo aquilo que num futuro próximo deixam de existir, mas que se transforma em aborrecimento e em desequilíbrio permanente. Cuidemos do lar, sim. Cuidemos do corpo, sim. Cuidemos da alma, sim. Cuidemos de nossa casa mental, sim. E sigamos os passos de Jesus, AMOR, PERDÃO, FÉ, CARIDADE, RESIGNIÇÃO E A COMPREENSÂO DEFINITIVA de que nosso Pai maior está no comando e na supervisão de tudo.
     Que deus abençoe e ilumine a todos os irmãos.
     Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
     Amém!

Frei Herculano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...